Kontaktinformationen

Miami/ESPM Rio Rua da Alfândega, 115, 14º andar Centro
Rio de Janeiro 20070-006
Brasilien
Telefon: 55 21 2216-2119
E-Mail:

Informationen

Miami Ad School Brazil

Miami/ESPM Rio Rua da Alfândega, 115, 14º andar Centro
Rio de Janeiro 20070-006
Brasilien
Telefon: 55 21 2216-2119
E-Mail:

Como saber se fui aprovado no ensino superior?

Quando participa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o candidato pode se inscrever para o Sisu. Este sistema é responsável pelo seu ingresso nas graduações da rede pública, e para garantir a sua vaga é preciso ter boa nota no exame.

Mas como saber se fui aprovado pelo Sisu? Confira esta e outras informações sobre o sistema a seguir.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma das formas de ingressar em uma graduação através do Enem. Após a sua participação no exame, você pode inscrever a sua nota no programa e concorrer a uma vaga nas melhores instituições de ensino do país.

Vale mencionar que o Sisu é destinado à rede pública de ensino. Para as vagas em uma universidade particular, o sistema responsável é o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Para participar do SISU 2022 é fundamental que você realize a versão mais recente do Enem e esteja de acordo com a modalidade escolhida. O programa dispõe de cotas raciais e socioeconômicas, assim como ampla concorrência. No momento de inscrição você deverá selecionar a sua modalidade de concorrência e duas opções de curso, lembrando que o sistema dará prioridade à primeira.

Como saber se fui aprovado?

Pra garantir o seu ingresso em um curso através do Sisu, é preciso superar a nota de corte determinada pelas vagas disponíveis e a pontuação das pessoas que se candidatarem.

Você pode consultar o Simulador SISU 2022 para ter uma ideia.

A nota de corte ou ponto de corte, representa a pontuação mínima necessária para entrar em um curso específico. Quando não consegue superar esta nota, o aluno pode se inscrever na lista de aprovados SISU e aguardar a disponibilização de uma vaga.

Para saber se você foi aprovado no Sisu, é preciso acessar a página do participante. Na página você verá o resultado para o primeiro e o segundo curso selecionado no momento de inscrição.

Como funciona a segunda entrada do SISU?

Quem não foi selecionado na primeira entrada na lista regular e na lista de espera, ainda pode tentar a sua vaga no Sisu através da segunda entrada.

O processo de inscrição é basicamente o mesmo. Você irá utilizar o seu login de participante no período devido e escolher novamente duas opções de curso.

As vagas são distribuídas da mesma forma, ou seja, sua nota deverá superar o ponto de corte do curso que você escolheu. Esta segunda entrada do sistema costuma ser menos concorrida e pode ser uma boa opção para você!